As pessoas procuram psicóloga quando.....

Existem muitos motivos pelos quais as pessoas procuram a ajuda de um psicólogo. 
Aqui estão 30 motivos comuns:
  1. Depressão
  2. Ansiedade
  3. Problemas de relacionamento
  4. Estresse
  5. Transtornos alimentares
  6. Trauma
  7. Problemas familiares
  8. Dependência química
  9. Fobia social
  10. Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
  11. Problemas de autoestima
  12. Problemas de comunicação
  13. Transtorno de pânico
  14. Luto
  15. Dificuldades sexuais
  16. Problemas de trabalho ou escolares
  17. Transtorno bipolar
  18. Transtorno de personalidade borderline
  19. Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
  20. Questões de identidade de gênero
  21. Problemas financeiros
  22. Problemas de sono
  23. Problemas de abuso ou violência doméstica
  24. Dificuldades em lidar com mudanças de vida
  25. Problemas de raiva ou irritabilidade
  26. Problemas de confiança
  27. Problemas de tomada de decisão
  28. Problemas de vícios
  29. Problemas de habilidades sociais
  30. Problemas de saúde mental em geral.
  31. Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais as pessoas procuram a ajuda de um psicólogo. A psicologia pode ser útil para ajudar as pessoas a enfrentar uma ampla variedade de desafios e problemas de saúde mental.




Depressão Ansiedade Problemas de relacionamento Estresse Transtornos alimentares Trauma Problemas familiares Dependência química Fobia social Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) Problemas de autoestima Problemas de comunicação Transtorno de pânico Luto Dificuldades sexuais


Quando procurar Terapia?

Começar a Psicterapia muito antes dos problemas se agravarem pode ajudar a prevenir quadros de depressão, Ansiedade, e outros transtornos mentais.

Os sinais óbvios que indicam quando procurar psicólogo são:

  • Improdutividade que dura mais de duas semanas. Diferente da procastinação, ou da "preguiça", a falta de ânimo para fazer coisas corriqueiras como estudar, trabalhar, cuidar de si etc, pode ser um indicador de algo não está bem.

  • Pensamentos catastróficos: 80% do conteúdo cognitivo são imagens mentais de catástrofes, muitas vezes, impossíveis. Prém o cérebro adoecido as encara com reais;

  • Tendência à distorção: entender algumas coisas erradas é normal. A distorção vai além: é a interpretação exagerada e errada de um fato.

  • Pensamentos tudo-ou-nada: um exemplo claro: se minha mãe me liga é porque me ama mais que tudo na vida, se não me ama, é porque me odeia, etc.

  • Sentimento de culpa desproporcional ao ato em si: todos cometemos erros, e a maioria das pessoas sente culpa. Isto é normal e desejável, pois o sentimento de culpa ajuda-nos a evouir e não cometr novos erros. Porém algumas pessoas sentem culpa exagerada não apenas por seus erros, mas também pelos erros alheios.

  • Raiva excessiva: sentir Raiva quando alguma coisa nos contraria é absulamente normal. A raiva é uma aquisição evolutiva, que nos ajuda a identificar situações aversivas e evitá-las. Sem este sentimento, seríamos passíveis de todo tipo de abuso moral. Porém, sentir raiva excessva, por situações que não exigem tanto, pode ser um problema.

  • Medo exagerado: tal como a Raiva, sentir medo é normal, pois ele nos preserva de situações perigosas. Porém o medo tem limites, ou seja, sentir medo de algo que nem remotamente tem a probabilidade de ocorrer não é muito adequado.

  • Evitar contato social: Todos queremos e precisamos ficar a sozinhos em algum momento do dia, para por as ideias no lugar. No entanto, pessoas que tndem ao isolamento podem estar com algum problema emocional.
A American Psychological Association sugere começar procurar um Psicólogo quando
  1.  Você gasta mais de uma hora por dia pensando em um problema específico;
  2. Teve prejuizos sociais, emocionais, afetivos ou financeiros por causa do problema;
  3. O problema fez você se afastar de pessoas queridas, ou de um ambiente de trabalho ou estudos;
  4. Sente-se constrangido(a) ou Orprimido(a) na maior parte do tempo.

Mas veja bem: A Terapia não é apenas para quem está com algum ou sofrendo com ansiedade, depressão ou dificuldade de relacionamento. 

É também querem se conhecer melhor, ou demonstrar sentimentos, e também lidar com pessoas difíceis, ou se preocupam com pessoas muito queridas que estão sofrendo.


Geralmente as pessoas procuram terapia quando apresentam:
  • Geralmente as pessoas procuram terapia quando :
    • Alimentam crenças de desamparo ou desamor;


    • Querem se livrar de alguns sentimentos ruins como:
      • Raiva
      • a culpa, 
      • a raiva, 
      • o ciúme;
    • Apresentam formas disfuncionais de pensar e agir

    Quando a Psicoterapia Funciona

    Quando a psicoterapia funciona, as pessoas tendem a modificar suas crenças, controlar seus comportamentos e pensar de maneira funcional e serena. Geralmente os pacientes:
    • Passam enxergar suas qualidades. 
    • Desenvolvem a capacidade de reversibilidade
    • Adquirem coragem para enfrentar novos riscos; 
    • Ampliam a capacidade de organização cognitiva e tendem a levar uma vida mais organizada, obedecendo o SEU CONCEITO de organização;
    • Desenvolvem as habilidades sociais e tendem a cultivar relações sociais melhores, pois compreendem o que o outro está sentindo, minimizando as dificuldades de relacionamentos;
    • Não deixam de ter sentimentos ruins, mas compreendem o que eles significam.
    • Autorizam-se a mudar. Dão se ao luxo de mudar de opinião no momento em que bem entender, afinal, estão ampliando seu senso crítico;
    • Respeitam o outro, pois a necessidade de aceitação agora não é "Gênero de primeira necessidade", portanto entendem quando o outro pensa diferente e não se sente ameaçado por isso.
    • Conseguem lidar com as Perdas, abandonos e solidão de forma madura.
    • Entende que há uma explicação para tudo, mas não se importa se não descobrir qual é a verdadeira. 
    • Controla sua ansiedade e depressão;
    • Superam a dependência afetiva, pois aprendeu que não devemos nos anular por amor; na verdade, o afeto serve para construir, para dar qualidade às relações e não para escravizar.
    • Aprendeu que o verdadeiro perdão é aquele que proporciona a serenidade, não o esquecimento.
    Portanto, a psicoterapia que funciona não é milagrosa; é fruto de muita reflexão tanto da parte do Psicólogo, quanto do paciente.

    Leia também

Como Funciona uma sessão de terapia?

Geralmente conduzidas por Psicólogos, a Psicoterapia tem uma duração padrão de 50 minutos.

O Paciente é convidado a relatar seu caso, partindo de situações atuais, enquanto o Psicólogo ouve seu relato e as vezes, faz anotações.

No final, o psicólogo geralmente diz algumas palavras sobre os pontos relevantes, o que identificou que deve ser tratado n próximo atendimento.


Quando procurar Terapia online ou presencial?


De modo geral, em alguns momentos, a Psicoterapia pode ajudar bastante, seja na modalidade online ou presencial.


    Especialmente nos momentos em que o indivíduo precisar tomar algumas decisões, e não sabe ao certo em que se basear.

    A Psicoterapia serve para que as pessoas coloquem as ideias em ordem, e comecem a perceber pontos cegos da personalidade: potencialidades, fraquezas, medos, culpas e vergonhas reprimidas.

    Como a terapia é conduzida?

    Sempre Conduzida Por Psicólogos, alguns com formação específica para atender casos mais complexos como transtorno de personalidade, etc.

    A Psicoterapia é focada na identificação modificação de

     O que falar na Psicoterapia?


    A psicoterapia (sessão de terapia com psicóloga) é o momento em que o indivíduo pode se expor sem medo de ser julgado ou mal avaliado; também serve para um tempo desabafo, quando o paciente poderá expor seus muitos medos, raivas, rancores, sonhos, desejos e traçar suas metas de vida.


    Sendo assim pode falar o que quiser, o que tiver vontade; pode perguntar tudo, nenhum julgamento de valor será feito: o psicólogo é treinado para separar seus valores pessoais dos profissionais.



    Saiba Mais sobre o que falar na primeira sessão




    Psicóloga | Consulta com a Psicóloga da Av. Paulista.

    Desde 2013, atuando exclusivamente na área clínica, tratando pacientes com Depressão, Ansiedade, fobias, crises de pânico, etc.


    Assista os vídeos do canal de Psicologia no Youtube sobre relacionamentos, comportamento humano, Psicoterapia e Psicologia.

    Leia também alguns artigos neste Blog da Psicóloga SP (Psicologia Sem Fronteiras)



    Psicologa Clínica, na Bela Vista,  SP
    Terapia Online presencial.

    • Endereço do Consultório de Psicologia

    O Acolhimento começa aqui.

    psicologa sp, Psicóloga SP, psicóloga perto de mim. Psicóloga em São Paulo, Psicóloga online,  psicóloga preço, consulta com psicóloga, Psicóloga Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogo centro sp, psicólogo online, psicoterapia sp, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP.