Como encontrar bons Psicólogos perto de mim?


Como encontrar bons "Psicólogos perto de mim"?

Como encontrar bons "Psicólogos perto de mim"?


Não é a toa que você está lendo este artigo: se encontrou esta página de Psicologia, certamente tem algum interesse em assuntos relacionados à mente humana, ou está em busca de algum Psicólogo ou Psicóloga que o entenda completamente., e de preferência que atenda perto de você.


Em algumas fases da vida, nós simplesmente precisamos de ajuda psicológica, porque algumas situações dramáticas realmente são difíceis de atravessar sozinhos: por exemplo: lutos, términos de relacionamentos, brigas de família, traições conjugais, etc..

Existem fases da vida que realmente é muito difícil atravessar sozinho (a). E nestas fases, parece que os amigos somem, o trabalho fica mais difícil e a solidão bate forte. Além disso, nossas forças físicas parecem diminuir, o que leva nosso comportamento a ficar mais lento.

Minha sugestão para lidar com isso é: procurem ajuda. Procurem algum profissional que entenda de comportamento humano.


Que psicólogo procurar?



O Psicoterapeuta é sempre o profissional mais indicado para ajudá-lo a sair da crise e vai ajudar você a resgatar seu bem estar emocional, físico e cognitivo.


Caso prefira, também pode procurar por sessões de Psicanálise. O Psicanalista é o psicólogo que se especializou em Psicanálise, um curso de pós graduação que dura em média quatro anos e é reconhecido pelo CFP.

Mas também existe a possibilidade de buscar Terapia Cognitivo comportamental.
O Psicólogo Cognitivo Comportamental é o profissional com formação em TCC (quatro anos) especializado em modificação de pensamentos e comportamento humano.

E se o seu problema é conjugal, afetivo ou amoroso, a terapia de casal é muito indicada, uma vez que ajudará o casal a entender como o relacionamento funciona e de que forma as pessoas podem se compreender mutuamente.


Em Resumo: A Terapia o ajudará a encontrar soluções onde simplesmente não seria possível sem uma ajuda emocional externa.


Onde encontrar psicólogos em São Paulo?


Procurar Psicóloga em São Paulo é uma tarefa ao mesmo tempo fácil e difícil: fácil porque a oferta é bem grande; difícil porque são muitos fatores que interferem na escolha.


Na hora de buscar psicólogos, seja específico: digite exatamente aquilo que procura, pode ser psicólogo, psicologa sp, psicoterapeuta, terapia de casal, terapia infantil, terapia individual, terapia cognitivo comportamental, psicanálise, psicanalista, psicóloga por convênio, etc.


O que é Psicoterapia?



Esclarecendo a Psicoterapia, para que todos possam entender melhor o que este termo significa.


Psicoterapia é o trabalho do psicólogo voltado para o atendimento clínico. As sessões costumam durar cerca de 50 minutos, mas algumas duram mais ou menos tempo. Depende do tipo de trabalho a ser realizado.


Observe a localização do consultório de Psicologia.


Não busque nem longe, nem fora de mão, de modo que você se atrase muito, porque a maioria dos psicólogos de São Paulo não consegue esticar ou repor uma sessão de terapia, devido ao alto volume de atendimentos diários. 

Um psicólogo clínico atende em média de 4 a 20 pessoas por dia! E isto em um dia normal. Portanto, fique atento ao local e ao horário.


Horários disponíveis



As Pessoas que trabalham e estudam têm limitações de horários, e por isso devem negociar com a psicóloga um horário que consiga comparecer porque as sessões devem ser feitas semanalmente (ou quinzenalmente, dependendo do caso a ser estudado).


Abordagens psicológicas:


Embora todas as abordagens da Psicologia sejam boas (eu jamais falaria o contrário), nem todas servem para todos. Por exemplo:

Na Terapia Cognitivo-comportamental, os Psicoterapeutas costumam ser mais interativos, fazendo o paciente pensar bastante sobre si mesmos, e sobre o que pensam, e como seu pensamento foi construído.

Os psicanalistas, por sua vez, tendem a ser silenciosos, ouvindo muito e interferindo pouco no discurso do paciente.

Já os psicólogos humanistas tendem a ser bem próximos dos seus pacientes, se colocando de maneira mais humana na relação, usando sua sensibilidade como principal instrumento de trabalho.


Psicólogos podem atender parentes e amigos?



Depende muito da sensibilidade de cada psicologo: geralmente atendemos pessoas próximas (umas das outras) desde que os atendimentos não se sobreponham, nem interfiram na realidade de uma das pessoas.


Se isto for um problema para um ou outro, aconselhamos que procure uma psicóloga diferente para cada pessoa. 

Em São Paulo é muito fácil encontrar psicólogos próximos, que irão ajudar todo mundo. Não há necessidade de passar todo mundo na mesma psicóloga.


Mas quando esta proximidade não incomoda, e/ou ao contrário, pode ajudar, então todos são bem vindos.


Sobre atendimento de indivíduos da mesma família, o CRP-SP responde:

Posso atender pessoas que se conhecem ou que são parentes, em atendimentos individuais?

A decisão pelo atendimento é do(a) psicólogo(a), que considerará se o atendimento interferirá negativamente nos objetivos do serviço prestado, uma vez que não há nada na regulamentação que proíba especificamente o atendimento de familiares e/ou conhecidos(as).

Devo tomar algum cuidado quando optar por atender familiares e/ou conhecidos(as)?

Sim. Além do conhecimento e consentimento das pessoas atendidas, o(a) psicólogo(a) deverá estar atento(a) em relação ao sigilo profissional. As informações de um atendimento não podem, em nenhuma hipótese, ser reveladas ou utilizadas no outro atendimento.





Quem pode se beneficiar da Psicoterapia:



Quem quiser, precisar, merecer, gostar ou mesmo quem só quer conhecer o trabalho da Psicóloga. 
As pessoas em geral procuram somente quando estão muito fragilizadas, mas não trabalhamos necessariamente para pessoas com transtornos mentais, ou problemas graves: atendemos pessoas que simplesmente não se sentem compreendidas, querem expor seus pensamentos e não conseguem encontrar ninguém que as ouça. 

São Pessoas que atravessam uma solidão existencial: estão acompanhadas por diversas pessoas, mas parece que suas palavras são ditas ao vento.


A Ajuda emocional diferenciada proporcionada pela psicóloga, vai favorecer a compreensão dos pontos cegos da sua vida, e certamente você descobrirá talentos para lidar com várias situações e não perder mais tempo com relações fracassadas, ou trabalhos que não lhe agregam.


Nunca passou na Psicóloga clínica?


Você nunca passou na Psicóloga? Se gostaria de passar, fique tranquilo porque é normal que você tenha muitas dúvidas referentes a primeira sessão de terapia.
Voce pode fazer uma lista das perguntas para fazer ao psicologo, e levar no primeiro atendimento.


Psicóloga clínica para problema no trabalho


E tem aqueles que estão passando por momentos de estresse no trabalho, dando melhor de si e ganhando muito em pouco em troca. Estes, certamente irão aprender com a Psicóloga a não romantizar trabalho; a olhar para as demandas profissionais com discernimento, competência, foco, assertividade, garra, determinação, e menos romantismo (amor, ódio, raiva).


Psicóloga clínica para problema de relacionamento


Existem também aqueles pacientes que não estão conseguindo êxito no amor. Começam e terminam relacionamentos fadados ao fracasso e passam a ter um decréscimo na auto estima. Para estes, a psicóloga pode ajudar (e muito!!!) a olhar pra si mesmo, antes de buscar uma relação que “preencha seu vazio interior” .




Psicóloga clínica que trata a depressão


Embora muito se fale sobre Depressão, creio que alguns esclarecimentos científicos devam ser feitos, a fim de que possamos compreender adequadamente este transtorno. Ser depressivo não é simplesmente ser triste; a depressão é algo muito maior que isso: é a “perda de um objeto interno”, algo como uma morte em vida.





Psicóloga clínica que trata Ansiedade


Embora o termo "ANSIEDADE" sugira algo ruim e destruidor, na verdade a ansiedade é um conjunto de emoções primitivas que têm por finalidade garantir nossa existência.


A Psicóloga oferece exercícios cognitivos e de autoconhecimento, a fim de ensinar o paciente a discriminar os estímulos que causam ansiedade e ressignificá-los de maneira definitiva.










Psicóloga clínica que trata das distorções cognitivas (erros de pensamentos)


Distorções cognitivas são erros de sensação, percepção e memória, que influenciam na maneira de pensar e agir, tanto negativamente, como positivamente, geralmente trazendo conflitos de relacionamento familiar ou social.









Psicóloga clínica que ajuda no resgate da autoestima


Para o fortalecimento da autoestima, é necessário ter consciência da própria capacidade de escolha, permitindo-se decidir qual a melhor aparência, pensamento, atitude e comportamento; bem como os momentos mais adequados para usá-los. A Psicóloga pode ajudar o paciente a enxergar seus potenciais.






Psicóloga ajuda a superar o término do relacionamento






O rompimento das relações afetivas provoca sofrimento comparado ao luto: falta de ar insônia, palpitações, taquicardia, são sintomas que tendem a surgir quando um indivíduo é rejeitado.






Psicóloga clínica que trata a dificuldade de relacionamento


Oque é a dificuldade de relacionamento?






Trata-se da dificuldade que se apresenta quando um indivíduo precisa estabelecer elos de comunicação, e não consegue, por medo ou vergonha excessiva,


Aquilo que para alguns é tão natural, para outras é um pesadelo, preferindo abster-se do convívio social, isolando-se ou buscando apenas relacionamento na internet, onde não precisam se expor com totalidade, podendo "deletar os indesejáveis" quando bem entender.


A psicóloga clínica pode ajudar a desenvolver habilidades sociais.


Em resumo


Como escolher bons psicologos?



Não há uma resposta única para essa pergunta, pois cada pessoa pode se sentir mais confortável com um tipo de psicóloga ou abordagem terapêutica. No entanto, alguns critérios que podem te ajudar a escolher uma boa psicóloga são:
• A formação e a experiência profissional da psicóloga, que devem estar de acordo com o seu problema ou demanda.
• A empatia e a confiança que a psicóloga transmite, que são essenciais para estabelecer uma boa relação terapêutica.
• A ética e o respeito que a psicóloga demonstra, seguindo o código de ética profissional do psicólogo e preservando o sigilo das informações.
• A disponibilidade e a flexibilidade da psicóloga, que devem se adequar às suas necessidades e possibilidades.
• A avaliação e o feedback que a psicóloga oferece, que devem ser claros, objetivos e construtivos.
Você também pode consultar as opiniões e as recomendações de outros pacientes que já fizeram terapia com a psicóloga que você pretende escolher. Essas informações podem estar disponíveis nos sites que eu te indiquei ou em outras plataformas online.





Se você procura por indicação de Psicóloga clínica na cidade de São Paulo, fica aqui uma dica: Observe a localização, o currículo, e se o CRP (Cadastro no Conselho Regional de Psicologia de São Paulo) está ativo. )

Transforme sua vida, encontre equilíbrio emocional, a psicologa sp está aqui para te acolher e apoiar nas mudanças, colocando a Psicoterapia mais próxima de você.
Entenda o que acontece na tua vida quando a terapia funciona