Você estava em um relacionamento, que parecia promissor, mas de repente
As coisas começaram a desandar, e o inevitável término chegou....
ou
Estava tudo bem, mas a outra parte resolveu se desligar da relação.
Enfim, houve uma ruptura na relação, mas não no vínculo (pelo menos, da sua parte).
Supondo que todas as tentativas de reconciliação já foram esgotadas, não há muito o que fazer: o jeito é esquecer a pessoa e partir para outra relação, ou ficar algum tempo sozinho (a).
Mas como se esquece alguém?
Esta pergunta não tem resposta fácil, nem fórmula, nem dicas que funcionem de maneira eficaz, pois depende de como o indivíduo funciona afetivamente.
No entanto, uma coisa é certa: para esquecer alguém é preciso:
1- Querer.
O pensamento no outro não desaparecerá se você alimentá-lo. É preciso imposição de uma poderosa força de vontade, e capacidade de lidar com a dor e o vazio. Não dá pra esquecer alguém quando não se quer esquecer.
2-Força de vontade
Não basta querer.
É preciso sustentar este querer com muita força de vontade. Como se fosse caso de "vida ou morte", onde é preciso nadar contra a maré.
É preciso determinação, garra e vontade para superar o desejo de querer o outro.
É preciso capacidade de lidar com frustração.
3- Esquecer mesmo.
Resolveu esquecer? Perfeito, então. Esqueça.
Esquecer é evitar lembranças, deixar de verificar redes sociais, falar sobre a pessoa (bem ou mal), deixar de frequentar lugares comuns (sempre que possível).
Quando não for possível evitar a convivência com a pessoa, é útil minimizar a interação social gradualmente, até que você perceba um sentimento de vazio.
Quando chegar neste ponto, possivelmente haverá uma tendência à recaída, mas aguente firme, (mantendo a força de vontade), porque isso passa.
4-Siga seu rumo
Aprenda a ser sozinho (a) pelo menos por um tempo, para evitar cair em outros relacionamentos pouco promissores. Portanto comece a tomar as próprias decisões, fazer programas que sempre teve vontade, frequentar novos lugares, etc.
E sobretudo:
Seja você Mesmo(a)
Lembre-se que a pessoa mais importante de sua vida é e sempre será você mesmo (a). Esqueça o (a) outro (a), mas lembre-se de VOCÊ.
Psicóloga SP - Psicoterapia Humanizada na Bela Vista
Social Plugin