Se você tem certeza absoluta que é amado (a) por alguém, fique atento (a). Muitas vezes, você pode ser vítima da sua própria idealização, ou seja, por querer demais que o(a) outro (a) te ame, pode cometer o engano de acreditar-se amado(a).
Podemos exemplificar isto tratando das pessoas que confundem amizade com amor, cordialidade com paquera, elogios com "cantadas".
A idealização
Amor não pode ser categorizado em "correspondido" e "não correspondido".
Existem vários sentimentos entre o amor e a indiferença que devem ser avaliados racionalmente, não só para evitar desilusões futuras, mas também cobranças exageradas. Algumas pessoas amam demais...outras amam pouco. É sobre elas que iremos falar neste tópico.
As vezes, insistir para que o outro demonstre sentimentos que não possui, pode levar o relacionamento à falência em pouco tempo, e os bons sentimentos que restam podem transformar-se em aversão/repugnância, o que irá dificultar até mesmo a manutenção de uma simples amizade no futuro.
💗Amor idealizado:
Entre o amor correspondido e o não correspondido existe uma gama de sentimentos menores, mas nem por isso, menos nobres.
Porém, algumas pessoas confundem a atenção que recebem com amor, paixão ou flerte, colocando a outra pessoa em situações de "saia-justa". Por isso é importante conhecer as intenções da outra parte, para evitar situações constrangedoras ou desilusões amorosas
Porém, algumas pessoas confundem a atenção que recebem com amor, paixão ou flerte, colocando a outra pessoa em situações de "saia-justa". Por isso é importante conhecer as intenções da outra parte, para evitar situações constrangedoras ou desilusões amorosas
É possível que alguém demonstre admiração, amizade, desejo sexual, comprometimento, cuidado, sem que isso implique em amor romântico, que é o idealizado pela maioria das pessoas.
Na psicologia, amor é a mistura de três elementos:
💜Paixão
💚Intimidade
💙Comprometimento
A mistura destes elementos pode originar diversos tipos de amor
💕Amor correspondido:
Para que haja correspondência perfeita é necessário que cada um dos envolvidos dê e receba afeto na mesma medida.
Mas a ausência de correspondência perfeita não impede que a relação seja feliz, desde que haja respeito, admiração e compreensão, o que pode favorecer o surgimento dos elementos que faltam, ou a diminuição dos que sobram.
💔Amor não correspondido é percebido quando o esforço para chamar a atenção do outro for enorme e desproporcional. É caracterizado pela falta de reciprocidade em pontos importantes, abrindo espaço para a frustração e a tristeza.
Quando isto ocorre, não há muito o que fazer.
As tentativas de fazer com que o outro mude de comportamento ou ceda as chantagens emocionais, pressões ou imposições farão com que o afastamento seja cada vez maior e definitivo, uma vez que ela (ele) tem sua individualidade e seus limites.
Sugere-se que o indivíduo não-correspondido reflita sobre os motivos que o levam a vivenciar uma relação desigual em termos de afetividade e busque formas mais saudáveis de se relacionar. Caso esta tarefa seja difícil, acima das suas forças, procure ajuda psicológica.
Psicóloga SP - Psicoterapia Humanizada na Bela Vista
Social Plugin