A ♥ romantização ♥ do trabalho
O estresse nos ambientes de trabalho tem se tornado algo muito
comum. A cobrança parece ser excessiva, a pressão é "impressionante" e o retorno é pequeno. Naturalmente os trabalhadores sofrem com esta situação, chegando a somatizar e desenvolver doenças.
Que alguns ambientes de trabalho sejam fontes de estresse, todos concordam. Porém, em alguns casos, o estresse ocorre por conta da ♥romantização♥ do trabalho, ou seja, da forma como os trabalhadores idealizam o ambiente de trabalho.
Algumas pessoas transferem os afetos da vida particular para a vida profissional e acabam esperando que os gestores ajam como os pais, que os colegas ajam como os irmãos, e que os pares ajam como parceiros afetivos.
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Que alguns ambientes de trabalho sejam fontes de estresse, todos concordam. Porém, em alguns casos, o estresse ocorre por conta da ♥romantização♥ do trabalho, ou seja, da forma como os trabalhadores idealizam o ambiente de trabalho.
Algumas pessoas transferem os afetos da vida particular para a vida profissional e acabam esperando que os gestores ajam como os pais, que os colegas ajam como os irmãos, e que os pares ajam como parceiros afetivos.
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Por que isto ocorre?
Dejours (2011) aponta que o prazer que o indivíduo encontra na realização de um determinado trabalho mobiliza todas as emoções. Uma vez que as emoções entram em jogo, é esperado que as emoções ruins também apareçam.
No entanto, os ambientes de trabalho não são os locais adequados para expressar emoções, especialmente as negativas.
Alguns Funcionários são ensinados a rir quando querem chorar; a calar quando querem falar; a consentir sob pressão; a tolerar assédio moral, sexual, psíquico, discriminação de cor, de classe, de função. São ensinados a agir como se não fossem humanos. E isto leva ao adoecimento.
Lembre-se de que se você é descartável para a empresa, a empresa deverá ser descartável pra você também, ou seja, se estiver sofrendo abusos psicológicos, busque ajuda, apoio, ou mesmo outro emprego. Você é mais importante que a empresa. Não romantize trabalho.
Lembre-se de que se você é descartável para a empresa, a empresa deverá ser descartável pra você também, ou seja, se estiver sofrendo abusos psicológicos, busque ajuda, apoio, ou mesmo outro emprego. Você é mais importante que a empresa. Não romantize trabalho.
Para evitar esta situação de adoecimento algumas dicas são importantes, embora não substituam a psicoterapia:
- Aprenda a dizer não. Comece pelas pequenas coisas.
- Tente não levar trabalho pra casa, nem problemas de casa para o trabalho. Esta dica é útil para estabelecer limites;
- Evite participar de"panelismos";
- Responda às solicitações dos colegas com firmeza, determinação e sinceridade; Tente não alterar a voz
- Não mencione situações pessoais para justificar erros no trabalho, exceto se for estritamente necessário;
- Se for preciso "bajular" pessoas para conseguir algo, é hora de rever esta atitude, pois fazer este tipo de concessão só reforça este tipo de comportamento;
- Se está sofrendo algum tipo de assédio, é importante levar o caso para algum gestor.
E se o estresse estiver insuportável, procure um psicólogo.
....e não romantize trabalho.....
....e não romantize trabalho.....
Referências:
Dejours, C. (2008). Alienação e Clínica do Trabalho. In:S. Lancman & L. Sznelwar.Christophe Dejours: da psicopatologia à Psicodinâmica do Trabalho. (2a edição ampliada, F. Soudant, S. Lancman e L. I. Sznelwar trads. pp. 255-286). Rio de Janeiro: Fiocruz Brasília: Paralelo 15.
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