Alguns indivíduos consideram a declaração de amor como o suprassumo do relacionamento afetivo, pois se trata do momento onde o outro entra em contato com sua emoção, conseguindo expressá-lo.
Este comportamento verbal dá margens a algumas questões pertinentes:
1. Qual finalidade das declarações dentro das relações?
2. São realmente necessárias?
3. Têm prazo de validade?
Vivemos em uma sociedade onde o individualismo dita as regras de convivência social, o que nos leva a não confiar plenamente no outro, e isso se estende aos parceiros afetivos. Neste cenário de desconfiança e insegurança, as relações afetivas tendem a ser construídas sobre bases pouco sólidas. Desta forma, as declarações de amor teriam como finalidade transmitir segurança afetiva ao parceiro.
- Podem soar como falsas quando ditas por alguém que acabou de se conhecer; ou quando o parceiro está apresentando comportamento de esquiva e frieza afetiva notória; ou ainda quando algum interesse material está envolvido; ou quando quem declara o faz com bastante frequência.
- Soam mais verdadeiras quando: a saudade é grande ou durante alguma ocorrência que mobilize emoções, podendo ocorrer em outras ocasiões também.
Giddens, Anthony. A transformação da intimidade sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. Unesp, 1993.
Quem pode fazer Psicoterapia?
Todos podem se beneficiar da Psicoterapia: pessoas com ou sem conflitos emocionais, que querem orientaçoes, conselhos, querem entender melhor a si mesmo(as), gostaria de promover mudanças de pensamento, comportamento e atitudes, ou aprender simplesmente a demonstrar sentimentos, lidar com pessoas difíceis, ou se preocupam com pessoas muito queridas que estão sofrendo.
Além disso, também indicamos acompanhamento psicológico para quem NÃO tem problemas emocionais, mas deseja simplesmente compreender melhor alguns aspectos da vida, e manter a serenidade conquistada ao longo da trajetória existencial, a fim de continuar evoluindo emocionalmente.
Psicoterapia é indicada para todos(as), sem exceção.
✦Apresentam problemas de relacionamento
- Crenças de desamparo ou desamor;
- Dificuldade em superar um término de relacionamento;
- Dificuldade em aceitar uma traição;
- Querem manter um relacionamento feliz;
- Precisam se livrar de um amor doentio;
- Gostariam de aprender a amar;
- Querem identificar e se libertar de relacionamentos abusivos, abuso moral ou psicológico;
- Não querem mais aceitar joguinhos amorosos, nem Relacionamentos orbitais;
- Identificar Mecanismos de defesa nas relações afetivas;
- Lidar com perdas, abandonos e solidão.
Psicóloga SP - Psicoterapia Humanizada na Bela Vista
Social Plugin