Carência afetiva: o que é e como lidar?

De acordo com o Dicionário Online Dicio, "Carência" pode ser entendida como:
Logo, a Carência afetiva deve ser interpretada como a falta de afeto.
Como surgem as carências afetivas
Surgem quando percebemos algum déficit no recebimento de afeto. É como se de repente, todas as pessoas com quem nos relacionamos deixaram de se importar conosco. Não percebemos mais as demonstrações sutis de afeto que em outro momento, ajudaram a colorir nossa existência.
Na sociedade atual, quase todas as pessoas tem muitas ocupações de ordem prática, o que coloca as práticas afetivas em segundo plano, levando mutas pessoas a acreditarem que o afeto é supérfluo. Com o tempo, a vida vai se tornando "chata e sem sentido", como se estivesse faltando algo. Bate uma "sensação de vazio" que não se sabe de onde vem.
E quando olha para os lados, o indivíduo "ocupado demais para amar" se percebe sozinho, sem dar, nem receber afeto.
Porém, nem todos percebem a falta de afeto como algo ruim. Algumas pessoas não recebem afeto e parece que não se importam tanto. Outras, ao contrário, são carentes crônicos: por mais que recebam afeto, acreditam que é insuficiente.
Somos todos carentes?
Alguns teóricos da Psicologia, como John Bowlby e Melanie Klein defendem que nossa regulação emocional depende da quantidade de afeto que recebemos. Ao receber afeto, aprendemos a doar também e desta forma, os vínculos afetivos tendem a se estabelecer e se estender por muito tempo.
Portanto, em maior ou menor grau, a maioria dos indivíduos precisa vivenciar sua afetividade.
Como lidar:
Os "carentes crônicos" precisam urgentemente desenvolver novas formas de doar afeto, e ampliar sua visão de mundo, para que possa perceber que os outros dão aquilo que têm e também precisam receber afeto. A psicoterapia pode ajudar a compreender que ele é um elo de uma cadeia de afeto, onde a troca afetiva é desejável, e que muitas vezes, para que possamos receber afeto, temos que doar primeiro.
Psicóloga SP - Psicoterapia Humanizada na Bela Vista
Social Plugin