Você sabe namorar?
A primeira vista, a pergunta parece ingênua, afinal quase todo mundo namora. Logo, namorar não deveria ser algo tão difícil.
Mas é.
A dificuldade reside justamente no conflito de interesses, onde cada qual deposita no outro expectativas que sempre são possíveis de serem alcançadas.
Vou elencar sucintamente (e de forma aproximada) algumas dificuldades e posteriormente, discorrer sobre elas de modo analítico.
Outros aspectos que podem atrapalhar um namoro têm relação com a autoestima de cada um. A forma como qual se vê pode refletir no que espera do outro.
A baixa autoestima pode levar à cobrança de elogios em demasia, o que acaba cansando a outra parte.
A autoestima muito elevada pode levar um a tentar dominar o outro, ou a emitir comportamentos que irão promover a humilhação do (a) parceiro (a).
Ninguém é obrigado a aprender compor poemas, mas de vez em quando, falar sobre sentimentos ajuda bastante a orientar os rumos que a relação está tomando. Porém muitos indivíduos têm dificuldade de expor sentimentos pois temem que a outra parte poderá abusar de seus sentimentos, tomando atitudes premeditadas para ver o outro sofrer. Mesmo assim, é importante declarar o amor, senão por palavras, mas por atitudes, gestos, e comportamento de aproximação.
Comportamentos de cuidados são excelentes formas de declarar amor.
Se você quer viver um namoro de qualidade, procure abrir-se ao diálogo, considerando que seu parceiro afetivo não é um inimigo ao contrário, é alguém que quer amar e ser feliz, como você.Não estabeleça metas impossíveis, e tente negociar pontos conflitantes.
Procure ver as qualidades e não os defeitos do outro. De vez em quando faça uma surpresa, um mimo, mesmo que seja algo bem pequeno. Isto certamente transformará a sua relação pesada e doentia, numa relação de amor e paz.
pense nisso.
Psicóloga bem avaliada em São Paulo
Social Plugin