Pular para o conteúdo principal

Como reconhecer pessoas bondosas




Primeiro, vamos fazer uma diferenciação:
Pessoas bondosas são diferentes de pessoas "boazinhas".

As "boazinhas" geralmente são aquelas que usam da suposta generosidade como forma de controle sobre o outro, pois ao fazer o bem para as pessoas evitam complicações para si mesmas, ou usam as consequências desta bondade em proveito próprio. Podemos tomar como exemplo as mães que não deixam os filhos crescerem, por medo de ficarem sozinhas.


Pessoas boas
 
Pessoas boas são diferentes: elas se entregam sem medo. Geralmente vêem o lado bom das pessoas, das situações, ajudam os outros sem muito esforço e sem esperar nada em troca. Fazem coisas boas simplesmente porque isto as legitima como pessoas.

Não fazem chantagem emocional para obter benefícios: quando querem algo de alguém, elas pedem. Se seus pedidos são negados elas conseguem compreender os motivos do outro.

Nutrem raiva sim, como todo ser humano normal.
Porém, conseguem compreender os motivos de sua raiva e não fazem disso um pedestal para futuras discórdias. Conseguem transformar sua raiva em aprendizado, para lidar com situações adversas no futuro.

Não guardam rancor, mas guardam o aprendizado. (Tem uma enorme diferença)

Ajudam as pessoas na medida das suas forças.
Não hesitam em pedir ajuda quando precisam de algo.

Evitam juízo de valor. Quando o fazem, certamente tem um propósito maior do que difamar o outro. 

Não reclamam. 
Mesmo diante dos maiores sofrimento, convertem a dor em forças para buscar novas oportunidades.



Pessoas bondosas nem sempre são "boazinhas".

Sabem dizer não, são antipáticas as vezes, podem ser diretas demais, causando perplexidade. Porém agem assim somente quando percebem que são vítimas de abusos e tentam se defender desta forma...

Não são "caridosas".



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

psicologa convenio bradesco saúde

psicologa convenio bradesco saúde * reembolso*

♠ Agendamento: (11) 99984-9910


♦Consultório  Rua Domingos de Morais, 770  - Bl 01 sl 05 Vila Mariana - São Paulo -  SP
Atendimentos psicológico: ♥De segundas a sexta, das 7:00 as 23:00 ♥Sábados das 7:00 as 20:00


Terapia para crianças, adultos, casais, ajuda emocional, orientações e aconselhamentos. Primeira consulta grátis
Bradesco Saúde Psicoterapia

O atendimento a clientes Bradesco é feito por meio de reembolso. Para saber mais clique aqui:  Bradesco Saude
O atendimento a clientes conveniados é feito por Reembolso que é garantido pela LEI da LIVRE ESCOLHA (Agência Nacional de Saúde- ANS - Resolução 338 ). É direito do segurado realizar até 40 sessões de terapia por ano.

♠ O que é reembolso? É a restituição financeira ao segurado, das despesas médicas e hospitalares, por ele custeadas em atendimento particular.
♣ Quanto tempo demora? Em média 20 dias. Se a seguradora não cumprir o prazo,  o consumidor deve denunciá-la. A operadora também deve informar d…

Mitos e verdade sobre Psicoterapia

Mitos e verdade sobre Psicoterapia A psicologia é uma área do saber onde existem mais mitos que verdades absolutas, e isto porque, quando algumas informações caem no senso comum ( com a ajuda da indústria midiática), sofrem distorções quase impossíveis de reverter.

As informações mais distorcidas estão relacionadas ao processo psicoterápico. Alguns mitos encobrem as verdades, o que dificulta o trabalho do psicólogo.


Eis alguns deles:

Mito 1: O psicólogo deve mudar a "cabeça" das pessoas.Jamais. O psicólogo deve verificar junto ao seu paciente, quais os comportamentos excessivos ou deficitários devem ser modulados. Para isto é preciso levar o paciente a modificar alguns pensamentos. Isto se consegue por meio de técnicas como o questionamento socrático, role-play, atividades reflexivas, etc. O executor da mudança é o PACIENTE. O psicólogo só instrumentaliza.
Mito 2 "Psicoterapia é para a vida toda"Nem sempre. Existem casos que algumas sessões podem ajudar o paciente a se …

Precisamos realmente agradar aos outros?