Narcisismo

"Porque Narciso acha feio o que não é espelho" Caetano Veloso



Ampliando o tema "Beleza é fundamental?", gostaria de convidá-los à reflexão sobre o conceito de narcisismo.






Apenas para atualizá-los: Narcisismo é o excesso de apreço que um indivíduo tem por si mesmo, geralmente desproporcional à realidade. O indivíduo narcisista dispensa a avaliação alheia, chegando muitas vezes a se sentir ultrajado quando alguém ousa fazer algum comentário a seu respeito que não esteja em concordância com o que pensa sobre si mesmo.

Indivíduos que apresentam esta característica tendem a se incomodar com as comparações, sejam elas boas ou más, pois não admitem que o outro tenha condições de avaliá-los, uma vez que se julgam acima de toda compreensão. Na sua concepção, ninguém teria repertório cognitivo, paridade intelectual, ou conhecimento suficiente para atribuir-lhe um valor.

A consequência mais elementar do narcisismo é o afastamento das pessoas. Quem consegue se sentir confortável na presença de alguém que se julga acima do bem e do mal? Quem consegue conviver com alguém que exige atenção e admiração em tempo integral?

Sim o narcisista quer atenção. Nada mais que isso!
Ele não consegue conceber o simples fato de não ser, por um minuto sequer, o centro das atenções, onde quer que esteja. 


  • Quando está falando, exige que todos o ouçam e não admite a mínima contrariedade. Geralmente "surta" quando alguém discorda;
  • Quando está apresentando um trabalho utiliza técnicas que prendem a atenção da platéia para si mesmo, não para o conteúdo; 
  • Quando está em um relacionamento afetivo, são ciumentas ao extremo, mas conseguem (de alguma forma) convencer o (a) parceiro (a) de que ele (ela) é o ciumento (a). 


Quem convive com pessoas narcisistas se queixam de que a relação é pesada e geralmente não sabem como lidar. 

Uma possível forma de intervenção nestes casos, é não reforçar as atitudes narcisistas. Quando perceber que ele está se comportando de forma a chamar a atenção para si, seria útil (talvez) avisar que seu comportamento está provocando desagrado e mostrar o motivo.

Naturalmente, o narcisista tem qualidades que devem ser admiradas (como todos nós temos). seria especialmente útil ensiná-los a observar que ele não será menos brilhante se conseguir reconhecer o brilhantismo alheio. Uma pequena dose de humildade não fará mal algum. Concorda?





Conheça Psicóloga Maristela Vallim. Botari
CRP-SP 06-121677





Desde 2013, atuando exclusivamente ncomo psicóloga clínica em SP, tratando pacientes com Depressão, Ansiedade, fobias, crises de pânico, prevenção ao suicídio.







Assista os vídeos do canal de Psicologia no Youtube sobre relacionamentos, comportamento humano, Psicoterapia e Psicologia.


Leia também alguns artigos neste Blog da Psicóloga SP 
(Psicologia Sem Fronteiras)


Psicoterapia SP. Psicóloga Clínica, na Bela Vista, São Paulo
Terapia Online e presencial.



Endereço do Consultório de Psicologia


Av. Paulista, 2001 – cj 1911 Bela Vista, São Paulo/SP
CEP 01311-000


psicologa Bradesco| tratamento para amor patológico | tratamento para amor obsessivo| psicologa omint