A inveja é a ejaculação dos olhos”. Essa definição nos remete à própria etimologia da palavra inveja, formada pelos étimos latinos in (dentro de) + videre (olhar), que indicam claramente o quanto esse sentimento alude a um olhar mau que penetra no outro. Essa alusão acabou por se disseminar em diferentes expressões populares, tais como mau olhado, olho grande, olhar que seca pimenteira, entre outras. (Figueiredo; Ferreira, 2011, p. 181)
Trata-se de um sentimento arcaico que remete à falta de algo que o outro tem e nós não temos, podendo ser latente ou manifesta.
É latente quando o indivíduo percebe que está em desvantagem perante algo ou alguém. Quando tem consciência disto, desenvolve mecanismos para lidar com isso. Tais mecanismos podem ser saudáveis ou não.
Um destes mecanismos é a negação: ao perceber que o outro recebeu algum benefício, o indivíduo invejoso tende a desvalorizar a conquista alheia, negando o quanto gostaria de estar no lugar do outro. Pode ainda, negar o mérito do outro, pois ao diminuir o outro perante seus olhos, o impacto da conquista alheia perde o peso e ameniza o sentimento de inveja.
Outra defesa é a racionalização, quando o indivíduo tende a buscar explicações racionais, para fugir da emoção negativa de perceber que o outro avançou alguns passos.
“Claro que ela tirou notas boas. Passou a noite inteira estudando. Não fez mais do que obrigação”. Admiração x Inveja
Quando falamos de “inveja branca”, não estamos nos referindo ao mesmo conceito, uma vez que esta “inveja branca” pode ser entendida como “Admiração”. A diferença básica é que na admiração não há desejo de destruição do outro e sim uma tendência à imitação (que pode ser bastante prejudicial se não houver parâmetros, já que pode ser entendida como uma espécie de roubo de identidade).
O desejo de destruição
O desejo de destruição surge para eliminar os parâmetros de comparação. É como se um time de futebol pudesse massacrar o time adversário que ganhou a partida, apenas pra esquecer a derrota.
FIGUEIREDO, Maria Flávia; FERREIRA, Luis Antonio. Olhos de Caim: a inveja sob as lentes da linguística e da psicanálise. Sentidos em movimento: identidade e argumentação. Coleção Mestrado em Lingüística. 2011 - publicacoes.unifran.br
KLEIN, Melanie. Inveja, Gratidão e outros trabalho. Rio de Janeiro. Imago: 1991.
Avenida Paulista é o Lugar perfeito para quem busca bem-estar emocional.
É muito fácil chegar na av. Paulista, pois existem várias linhas de ônibus e metrôs, além de muitos locais para estacionar.
Se você busca Psicóloga na Av. Paulista, Bela Vista, saiba que o consultório de Psicologia fica bem pertinho da Rua Augusta e do metrô Consolação.
Qual o horário de funcionamento do Consultório de Psicologia da Av. Paulista?
O Consultório funciona em dias úteis das 7h as 22h. Aos sábados das 8h as 16h.
Quanto custa uma Consulta ?
A Psicoterapia neste consultório é tão acessível quanto a av. Paulista.
Entendemos que tornar a Psicoterapia acessível colabora para que mais pessoas possam se beneficiar da nossa prática profissional.
•
Pontos relevantes do Código de Ética do Psicólogo
Levar em conta a justa retribuição aos serviços prestados e as condições do usuário ou beneficiário;
Assegurar a qualidade dos serviços INDEPENDENTE dos valores pagos.
É vedado ao psicólogo:
Prolongar desnecessariamente os atendimentos;
Utilizar preço como forma de propaganda;
Realizar diagnósticos pelos meios de comunicação pública, expondo pessoas;
Fazer previsão taxativa de resultados;
Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.
Se você busca *Psicólogos de preço acessível* *terapia acessível* saiba que eu disponibilizo Atendimento Social. Para saber o *preço da consulta psicológica*, clique aqui
Para quem busca Psicólogos Gratuitos, terapia gratuita, clique aqui
Terapia acessível | Acolhimento Humanizado
Objetivo: Atender pessoas que buscam Psicólogos acessíveis no centro de sp ou nas imediações; Acolher de forma humanizada todas as pessoas que buscarem ajuda emocional.
Por que fazer terapia?
As pessoas estão buscando respostas para depressão, estresse, dificuldade de relacionamento, crises de pânico, Ansiedade, depressão, fobias , traumas, problemas de relacionamento
Estou à disposição para atender sua queixa e acolher suas demandas
Sigilo ✦ Segurança ✦ Serenidade ✦ Sincronicidade ✦ Singularidade
✦Sigilo - Nada do que for dito em uma sessão de terapia poderá ser revelado.
✦Segurança – É dever do psicólogo garantir a segurança das suas intervenções, métodos, diagnósticos e análises
✦Serenidade – Uma sessão de terapia precisa ser um momento de serenidade, para que o cliente possa expor seus medos, angústias e receios, e possa sair melhor que entrou.
✦Sincronicidade – O Psicólogo precisa acompanhar o discurso do Psicólogo para compreender sua história, acolher sua dor e ser agente de mudanças;
✦ Singularidade – Reconhecer que cada indivíduo é único, evoluir, com sentimentos e emoções muito particulares.
Saiba mais informações sobre terapia
https://www.psicologiasemfronteiras.com.br/p/informacoes-terapia-psicologa.html
✦Para quem busca bons psicólogo são Paulo, Psicólogo Saúde Bradesco, Psicólogo Amil, Sulamérica, Entre em contato para maiores informações. Não deixe de fazer sua terapia
Psicóloga bem avaliada em São Paulo
Social Plugin