Pular para o conteúdo principal

As bases neurológicas do comportamento emocional




Atualmente as emoções são classificadas em  cinco: Alegria, Raiva, Medo, Tristeza, Nojo. Geradas no sistema límbico de forma inconsciente, as sensações intensas geram atividades nos lobos frontais e são percebidas como sentimento.De acordo com Ader e Cohen apud Moreira e Medeiros (2007), o condicionamento Pavloviano se estende a resposta imunológicas, pois o emparelhamento de medicação e água com açúcar em ratos fez com que, após a retirada do US (medicação), eliciasse respostas imunológicas em ratos.


Cérebro emocional

Amídala

Seu papel é processar todos os estímulos e sinalizar para outras áreas produzirem a reação emocional adequada. Contêm regiões distintas – os núcleos que são afetados por hormônios sexuais, portanto agem diferente em homens e mulheres.

Neurônios espelhos

Determinados neurônios são ativados quando um indivíduo se  movimenta e também ou quando vê outro indivíduo se mover, o que equivale a dizer que é natural que os indivíduos imitem uns aos outros. Os neurônios responsáveis por essa sincronia são os chamados Neurônios-espelhos e foram descobertos inicialmente na área de planejamento motor dos macacos. Estudos de neuroimagem confimaram a existências desses neurônios em humanos de forma ampla, abrangendo regiões motoras e partes do córtex motor.
Estudos recentes descobriram que determinada proporção ainda desconhecida dos neurônios-espelho torna-se ativa tanto pela movimentação quanto pela observação do movimento. Os neurônios do córtex Pré-motor associados ao planejamento para movimentar as pernas são ativados quando se observa uma pessoa correr.

Hormônios

Feniletilamina  e dopaminha – relacionam-se com a euforia inicial.
Ocitocina - o seu nível também aumenta após um beijo romântico e, mais ainda, após uma relação sexual. Outros estudos mostraram que as pessoas ficam muito mais generosas com desconhecidos, após inalaram esta substância, em comparação com outro grupo que apenas recebeu um placebo.

Desejo

Podemos defini-lo como um impulso complexo, que reflete fortemente preferências pessoais.
*psicologa bradesco em sp*


A elaboração de um luto torna-se complicada em alguns casos porque a lembrança ativa a área do processamento da recompensa e o núcleo accumbens, que produz Dopamina.
A relação sexual ganha importância pelo seu poder reprodutivo o que leva à estimulação do sistema de recompensa cerebral.
Ainda não há consenso sobre as áreas relacionadas ao ciúme e outras emoções, pois inúmeros caminhos sinápticos estão envolvidos em sujeitos diferentes.
No homem enciumado, as áreas que mostram mais atividade são as ligadas à sexualidade e agressividade, enquanto na mulher as áreas de maior atividade são os sulcos superiores dos do lobo temporal, área relacionada à linguagem expressiva e compreensiva. (DUNKER, p. 12-13)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

psicologa convenio bradesco saúde

psicologa convenio bradesco saúde * reembolso*

♠ Agendamento: (11) 99984-9910


♦Consultório  Rua Domingos de Morais, 770  - Bl 01 sl 05 Vila Mariana - São Paulo -  SP
Atendimentos psicológico: ♥De segundas a sexta, das 7:00 as 23:00 ♥Sábados das 7:00 as 20:00


Terapia para crianças, adultos, casais, ajuda emocional, orientações e aconselhamentos. Primeira consulta grátis
Bradesco Saúde Psicoterapia

O atendimento a clientes Bradesco é feito por meio de reembolso. Para saber mais clique aqui:  Bradesco Saude
O atendimento a clientes conveniados é feito por Reembolso que é garantido pela LEI da LIVRE ESCOLHA (Agência Nacional de Saúde- ANS - Resolução 338 ). É direito do segurado realizar até 40 sessões de terapia por ano.

♠ O que é reembolso? É a restituição financeira ao segurado, das despesas médicas e hospitalares, por ele custeadas em atendimento particular.
♣ Quanto tempo demora? Em média 20 dias. Se a seguradora não cumprir o prazo,  o consumidor deve denunciá-la. A operadora também deve informar d…

Mitos e verdade sobre Psicoterapia

Mitos e verdade sobre Psicoterapia A psicologia é uma área do saber onde existem mais mitos que verdades absolutas, e isto porque, quando algumas informações caem no senso comum ( com a ajuda da indústria midiática), sofrem distorções quase impossíveis de reverter.

As informações mais distorcidas estão relacionadas ao processo psicoterápico. Alguns mitos encobrem as verdades, o que dificulta o trabalho do psicólogo.


Eis alguns deles:

Mito 1: O psicólogo deve mudar a "cabeça" das pessoas.Jamais. O psicólogo deve verificar junto ao seu paciente, quais os comportamentos excessivos ou deficitários devem ser modulados. Para isto é preciso levar o paciente a modificar alguns pensamentos. Isto se consegue por meio de técnicas como o questionamento socrático, role-play, atividades reflexivas, etc. O executor da mudança é o PACIENTE. O psicólogo só instrumentaliza.
Mito 2 "Psicoterapia é para a vida toda"Nem sempre. Existem casos que algumas sessões podem ajudar o paciente a se …

Precisamos realmente agradar aos outros?