Pular para o conteúdo principal

CONCEITOS HEIDEGGERIANOS NO FILME NÁUFRAGO.



O filme Naufrago (2000), que tem no papel principal o ator Tom Hanks, serve para ilustrar alguns conceitos de Heidegger, como veremos a seguir.

Na história, Chuck (Hanks) é um alto executivo da Federal Express (FEDEX), um homem controlado pelo relógio, cronômetro, agenda, bip e celular. Trata-se de um ser-aí vivendo cotidianamente, uma vida de mediocridade e falatório. O personagem é um homem “elétrico” que quase não consegue viver de forma autentica. E de tanto viver de forma inautêntica, essa se tornou sua forma autêntica de ser. Essa inautêntica forma autentica é demonstrada em várias passagens do filme, mas especialmente na noite de natal quando presenteia sua noiva com agendas e bipes e acaba por esquecer no bolso a aliança de noivado....

Quando está na Rússia a trabalho, cobra de seus colaboradores que se adéqüem ao seu ritmo frenético de viver, pois Chuck é um homem que vive em função do tempo.

Viver em função do tempo lhe proporciona uma certa segurança e estabilidade. Mas de acordo com Heiddegger, vivemos num mundo inóspito onde a segurança e a estabilidade não existem. Assim, Chuck conhece a angústia da instabilidade quando seu avião cai no oceano e só ele sobrevive.

Quando acorda, debaixo de chuva, num ambiente inóstipo, Chuck ainda não se dá conta da realidade, pois tenta buscar ajuda de alguma forma, acenando para os aviões ou escrevendo SOS na areia, sem sucesso.
Assim, aos poucos Chuck vai se adaptando à nova vida. O tempo que antes era controlado pelos instrumentos passa a ser controlado pelo por-do-sol, através de riscos na parede.

Os entes intramundanos também se fazem presentes na história: a bola Wilson ganha vida e adquire uma certa importância na vida solitária de Chuck.
Wilson se torna o companheiro inseparável de Chuck, é seu ouvinte, seu confidente e seu mentor. Embora intramundano, este ente é tratado como um ser-no-mundo.
Quando Chuck decide sair da ilha leva Wilson consigo, mas este cai no mar e Chuck chora a perde deste ente intramundano que ganhara algum sentido na sua vida solitária.

Mas ao retornar para a vida urbana, após 10 anos vivendo na ilha, Chuck simplesmente não consegue se adaptar, e esta vida passa a lhe ser inóspita. Chuck ressignificou seu tempo e sua existência que antes era controlada pelo cronômetro, agora ganha um outro ritmo, e outro sentido.
Quando percebe que sua ex-noiva agora está casada e com filhos, Chuck se conforma e sai em busca de si mesmo, em busca do seu ser-no-mundo. Mas onde estaria o mundo de Chuck?
Assim, Chuck adquire outro ente intramundano a fim de substituir aquele que foi tragado pelo mar: compra outra bola Wilson e parte para algum lugar....

Comentários

  1. Annn, seria legal se você fizesse essas análises de mais filmes, heim? Super bacana!

    beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

psicologa convenio bradesco saúde

psicologa convenio bradesco saúde * reembolso*

♠ Agendamento: (11) 99984-9910


♦Consultório  Rua Domingos de Morais, 770  - Bl 01 sl 05 Vila Mariana - São Paulo -  SP
Atendimentos psicológico: ♥De segundas a sexta, das 7:00 as 23:00 ♥Sábados das 7:00 as 20:00


Terapia para crianças, adultos, casais, ajuda emocional, orientações e aconselhamentos. Primeira consulta grátis
Bradesco Saúde Psicoterapia

O atendimento a clientes Bradesco é feito por meio de reembolso. Para saber mais clique aqui:  Bradesco Saude
O atendimento a clientes conveniados é feito por Reembolso que é garantido pela LEI da LIVRE ESCOLHA (Agência Nacional de Saúde- ANS - Resolução 338 ). É direito do segurado realizar até 40 sessões de terapia por ano.

♠ O que é reembolso? É a restituição financeira ao segurado, das despesas médicas e hospitalares, por ele custeadas em atendimento particular.
♣ Quanto tempo demora? Em média 20 dias. Se a seguradora não cumprir o prazo,  o consumidor deve denunciá-la. A operadora também deve informar d…

Mitos e verdade sobre Psicoterapia

Mitos e verdade sobre Psicoterapia A psicologia é uma área do saber onde existem mais mitos que verdades absolutas, e isto porque, quando algumas informações caem no senso comum ( com a ajuda da indústria midiática), sofrem distorções quase impossíveis de reverter.

As informações mais distorcidas estão relacionadas ao processo psicoterápico. Alguns mitos encobrem as verdades, o que dificulta o trabalho do psicólogo.


Eis alguns deles:

Mito 1: O psicólogo deve mudar a "cabeça" das pessoas.Jamais. O psicólogo deve verificar junto ao seu paciente, quais os comportamentos excessivos ou deficitários devem ser modulados. Para isto é preciso levar o paciente a modificar alguns pensamentos. Isto se consegue por meio de técnicas como o questionamento socrático, role-play, atividades reflexivas, etc. O executor da mudança é o PACIENTE. O psicólogo só instrumentaliza.
Mito 2 "Psicoterapia é para a vida toda"Nem sempre. Existem casos que algumas sessões podem ajudar o paciente a se …

Término de relacionamento. Por que a superação é tão difícil?

O rompimento das relações afetivas provoca sofrimento comparado ao luto: falta de ar insônia, palpitações, taquicardia, são sintomas que tendem a surgir quando um indivíduo é rejeitado.
El fuego me recorre el cuerpo- el dolor de amarte. El dolor me recorre el cuerpo con las llamas del amor que siento por ti. La enfermedad del amor por ti me inunda el cuerpo. El dolor es como un furúnculo a punto de explotar de mi amor por ti. Consumido por el fuego de mi amor por ti. Recuerdo lo que me dijiste. Pienso en tu amor por mí. Me desgarra tu amor por mí. Dolor y más dolor. ¿Dónde te vas con mi amor? Me dicen que te irás de aquí. Me dicen que me abandonarás. Mi cuerpo está entumecido de dolor. Recuerda lo que te he dicho, mi amor. Adiós, mi amor, adiós". (Fisher, p. 11).
Mas porque isto ocorre?
O amor é articulado com as funções cerebrais por meio de dois hormônios que respondem pela estimulação sexual: a vasopressina nos homens e a ocitocina, nas mulheres. Estas substâncias favorecem a for…