
Este artigo tem como objetivo analisar o filme "Cisne Negro" sob a perspectiva da Psicanálise Kleiniana e da Psicopatologia. O filme retrata a história de Nina Sayers, uma bailarina solteira que vive com sua mãe e é interpretada por Natalie Portman.
Nina é uma "garota doce" filha de uma bailarina aposentada que deposita todas as suas ambições na filha, exigindo dela um perfeccionismo quase inatingível. Nina se dedica completamente aos ensaios e é escolhida pelo diretor para interpretar a bailarina principal na apresentação de "O Lago dos Cisnes".
A trama do filme gira em torno de Nina representando os dois cisnes na apresentação: o cisne branco e o cisne negro. Ela tem habilidade técnica perfeita, mas falta-lhe a sensualidade necessária para dar vida ao cisne negro. Para alcançar a perfeição exigida pelo papel, Nina desenvolve uma psicopatologia que já estava latente, sendo influenciada tanto pelas pressões de sua mãe quanto pelas pressões da carreira.
Nina enfrenta a concorrência da bailarina Lilly, que é a personificação da sensualidade necessária para o cisne negro, mas que carece da técnica que Nina possui. Assim, Nina se vê lidando com a rivalidade com Lilly, as exigências do diretor e o controle invejoso de sua mãe.
A busca pela perfeição no papel do cisne negro leva Nina a treinar incessantemente, levando-a à histeria e desencadeando surtos esquizofrênicos. Ela passa a ter alucinações de natureza diversa, incluindo alucinações bissexuais, nas quais se imagina bela, poderosa e sedutora. No entanto, ela também tem um medo paranoico de ser substituída por Lilly.
A relação de Nina com sua mãe, a princípio, parece tranquila, mas atentos observadores perceberão que desde o início sua mãe adota uma atitude excessivamente protetora, tratando-a como se tivesse 5 anos de idade. A mãe exerce controle sobre Nina de várias maneiras, desde ajudá-la a vestir o casaco até decorar seu quarto com ursinhos de pelúcia e colocar uma caixinha de música com uma bailarina ao lado de sua cama.
A situação se complica quando Nina sai para se divertir com Lilly e sua mãe não suporta compartilhar a filha com a amiga, passando a sabotá-la abertamente. As brigas entre mãe e filha se intensificam.
No dia da apresentação, Nina encanta a plateia ao interpretar os dois cisnes, o branco com sutileza e o negro com voracidade. O desfecho do filme não será revelado aqui.
A análise do filme sob a perspectiva da Psicanálise Kleiniana envolve conceitos como inveja e gratidão. Nina demonstra inveja em relação à mãe, desejando se tornar uma bailarina também, e sua gratidão está implícita em sua relutância em se destacar, vivendo timidamente, o que prejudica sua desenvoltura no papel do cisne negro. A inversão ocorre quando Nina se destaca e a