Pular para o conteúdo principal

GESTALT - porque o TODO é diferente da soma das PARTES

Enquanto somos estudantes de Psicologia nos deparamos com mil teorias, cada uma apontando para uma direção. Enquanto o Behaviorismo aponta para a Análise do Comportamento, a Psicanálise aponta para os conteúdos inconscientes. Fica difícil decidir qual é a melhor e qual a que oferece resultados mais eficientes. Parece uma feira de teorias. Cada livro que lemos parece uma banca de feira onde são oferecidos produtos similares de qualidade, mas não sabemos o que levar para o jantar.

Neste caso, só há uma alternativa:  pesquisar mais!

______________________________________________________________

Pra mim, a psicologia sempre foi (e pelo visto sempre será) uma GESTALT inacabada.

GESTALT porque trata-se de uma configuração e inacabada porque não tem fim, pois a cada dia, surgem novas tendências.

Pra quem não lembra o que é Gestalt, aqui vai a conceituação de Perls:. "Uma gestalt é um fenômeno irredutível. É uma essência que aí está e que desaparece se o todo é fragmentado em seus componentes" (1976, p. 63)

Se transportarmos esse conceito para a Psicologia, podemos concluir que, uma ve fragmentada deixaria de ser psicologia, transformando-se assim num amontoado de teorias monistas, com a finalidade alienadora de obrigar seus estudiosos de engolir conceitos prontos, para futuramente vomitá-los no setting terapêutico encima das neuroses alheias. Afinal é bem mais fácil seguir um caminho pronto e enlatado, bem como suas regras.

Para a Gestalt O TODO É DIFERENTE DA SOMA DAS PARTES, portanto a psicologia em si é mais que a soma de tendências, é mais que a soma de teorias, é mais que a soma de experimentos, é mais que a soma de testes e técnicas. No meu entendimento a Psicologia é GESTALT .

Não tô falando que ela se resuma à Gestalt, mas que ela é uma Gestalt enquanto um todo, embora eu considere a Gestalt a teoria psicológica mais completa que existe até o momento, pois ela considera o indivíduo como um ser indivísivel (indivíduo significa isso mesmo: Indivisível). A partir de suas percepções fenomenológicas, prioriando o aqui-agora, ela permite que se traga para o setting terapêutico a Gestalt inacabada vivenciada pelo cliente, para que juntos (terapeuta e cliente), possam definir figura e fundo, e encontrar formas de fechá-las. Isso é feito através da autoconscientiação, preponderando o como sobre o porque pois conforme  Perls: "a tomada de consciência em si e de si-mesmo pode ter efeito de cura". (1969, p. 34).

A Gestaltterapia é uma síntese de todas as abordagens tradicionais:
Do Behaviorismo ela adotou a ênfase no comportamento óbvio; da Psicanálise conceitos como mecanismos de defesa; do Psicodrama ela usa a técnica de representação de conflitos, da fenomenologia, a ênfase no momento presente.

Para concluir eu gostaria de salientar que é exatamente dessa maneira que eu vejo a psicologia: como um apanhado de teorias que se complementam em benefício de todos.Isso pra mim é GESTALT!

Não que a psicologia se resuma na teoria da Gestalt, mas ela é uma GESTALT, porque o todo é diferente da soma das partes.



Psicologia Gestalt; Gestalterapia, psicologa Bradesco| Psicóloga Omint





________________________________________________________________________
PERLS, Frederick: Gestaltterapia explicada. São Paulo: Summus, 1976.

Comentários

  1. Como a gente está em constante evolução, a psicologia não pode seguir só um pensamento, uma meta, senão fica ultrapassada e não vai conseguir acompanhar os novos medos, anseios da sociedade. Por isso seu pensamento GESTALT está completamento certa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

psicologa convenio bradesco saúde

psicologa convenio bradesco saúde * reembolso*

♠ Agendamento: (11) 99984-9910


♦Consultório  Rua Domingos de Morais, 770  - Bl 01 sl 05 Vila Mariana - São Paulo -  SP
Atendimentos psicológico: ♥De segundas a sexta, das 7:00 as 23:00 ♥Sábados das 7:00 as 20:00


Terapia para crianças, adultos, casais, ajuda emocional, orientações e aconselhamentos. Primeira consulta grátis
Bradesco Saúde Psicoterapia

O atendimento a clientes Bradesco é feito por meio de reembolso. Para saber mais clique aqui:  Bradesco Saude
O atendimento a clientes conveniados é feito por Reembolso que é garantido pela LEI da LIVRE ESCOLHA (Agência Nacional de Saúde- ANS - Resolução 338 ). É direito do segurado realizar até 40 sessões de terapia por ano.

♠ O que é reembolso? É a restituição financeira ao segurado, das despesas médicas e hospitalares, por ele custeadas em atendimento particular.
♣ Quanto tempo demora? Em média 20 dias. Se a seguradora não cumprir o prazo,  o consumidor deve denunciá-la. A operadora também deve informar d…

Mitos e verdade sobre Psicoterapia

Mitos e verdade sobre Psicoterapia A psicologia é uma área do saber onde existem mais mitos que verdades absolutas, e isto porque, quando algumas informações caem no senso comum ( com a ajuda da indústria midiática), sofrem distorções quase impossíveis de reverter.

As informações mais distorcidas estão relacionadas ao processo psicoterápico. Alguns mitos encobrem as verdades, o que dificulta o trabalho do psicólogo.


Eis alguns deles:

Mito 1: O psicólogo deve mudar a "cabeça" das pessoas.Jamais. O psicólogo deve verificar junto ao seu paciente, quais os comportamentos excessivos ou deficitários devem ser modulados. Para isto é preciso levar o paciente a modificar alguns pensamentos. Isto se consegue por meio de técnicas como o questionamento socrático, role-play, atividades reflexivas, etc. O executor da mudança é o PACIENTE. O psicólogo só instrumentaliza.
Mito 2 "Psicoterapia é para a vida toda"Nem sempre. Existem casos que algumas sessões podem ajudar o paciente a se …

Precisamos realmente agradar aos outros?