Dizem que “Um grande amor não se esquece, adormece”. Por isso muitas pessoas lembram com saudade e/ou tristeza de alguma experiência anterior vivida. No entanto, isso é diferente de viver em função do passado. Uma coisa é lembrar bons momentos, outra coisa é querer revivê-los.
Por essa razão, algumas precisam conhecer o passado afetivo de seu parceiro. Não que isso seja ruim, afinal é sempre bom saber por onde pisamos e com quem estamos andando. O que é nocivo é tentar se aprofundar no passado afetivo do parceiro e se deixar enveredar por ciúmes.
Isso ocorre porque algumas pessoas não se sentem merecedoras desse amor e vão buscar no passado, motivos para sabotarem a própria felicidade.
Logicamente, existem casos em que as pessoas realmente sentem saudade do passado e deixam transparecer. Porém, existem alguns sinais que indicam pra onde a bússola do coração do ser amado aponta:
- Se fala da(o) ex com muito carinho, é mau sinal; significa que ainda existe alguma lembrança boa no coração dele;
- Se fala da(o) ex com muita raiva também é mau sinal. Isso indica que o coração dele está machucado, cheio de mágoa e onde há mágoa existem pendências ou até mesmo amores mal-vividos.
- Se fala da(o) ex com muita freqüência seja bem ou mal, esqueça essa pessoa imediatamente e parta pra outra já! Isso é saudade. E quando sentimos saudades (no sentido de sentir falta) tendemos a falar da pessoa o tempo todo.
O ideal é que ele não fale absolutamente nada sobre o passado, pelo menos nada que não seja dito com a mais notável indiferença. “Ex bom é ex morto!”
E se ele não fala, não pergunte! O simples fato de ele não querer falar é bom sinal; significa que ao seu lado ele renasceu e esqueceu todo o passado.
Evite também falar sobre os seus relacionamentos anteriores .
Pessoas existem que fazem isso só pra deixar seu parceiro com ciúmes, já que nem todos falam abertamente daquilo que sentem e precisam ser “cutucadas”. Essa prática vem sendo muito utilizada, porque surte efeito imediato às vezes. No entanto isso é altamente desaconselhável porque quebra a harmonia da relação. É como jogar uma pitada de sal na sobremesa preparada com tanto capricho.
Desde 2013, atuando exclusivamente ncomo psicóloga clínica em SP, tratando pacientes com Depressão, Ansiedade, fobias, crises de pânico, prevenção ao suicídio.
Assista os vídeos do canal de Psicologia no Youtube sobre relacionamentos, comportamento humano, Psicoterapia e Psicologia.
Leia também alguns artigos neste Blog da Psicóloga SP
(Psicologia Sem Fronteiras)
Psicoterapia SP. Psicóloga Clínica, na Bela Vista, São Paulo
Terapia Online e presencial.
Psicoterapia SP. Psicóloga Clínica, na Bela Vista, São Paulo
Terapia Online e presencial.
Endereço do Consultório de Psicologia
Av. Paulista, 2001 – cj 1911 Bela Vista, São Paulo/SP
CEP 01311-000
psicologa Bradesco| tratamento para amor patológico | tratamento para amor obsessivo| psicologa omint
Psicóloga SP - Psicoterapia Humanizada na Bela Vista
Social Plugin